ATPS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discurso de posse da Miran Belchior

Ir para baixo

Discurso de posse da Miran Belchior Empty Discurso de posse da Miran Belchior

Mensagem por Rubens Bias Sex Ago 23, 2013 11:14 am

MIRIAM BELCHIOR PREGA MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE E DESTACA PAPEL COORDENADOR DO PLANEJAMENTO

Brasília, 03/01/2011 – A nova ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, recebeu o cargo na manhã de hoje, das mãos do ministro Paulo Bernardo – que deixa a Pasta para assumir o Ministério das Comunicações –, pregando a manutenção da estabilidade econômica como um “valor absoluto” na sua gestão.
E para tanto, como fez questão de ressaltar durante a solenidade de transmissão de cargo, vai trabalhar em consonância com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.    
A ministra falou das diretrizes que pretende implantar durante sua gestão à frente da Pasta em um discurso de 19 minutos, marcado por emoção, pontuado por lágrimas em alguns momentos e interrompido 14 vezes por aplausos. Na platéia, cerca de 400 pessoas superlotaram o auditório do subsolo do Bloco K, que tem capacidade para 178 pessoas sentadas.
O ministro Paulo Bernardo foi breve. Após entregar o livro de transmissão governamental à nova ministra, discursou por apenas oito minutos, destacando o legado que deixa a sua sucessora, após seis anos no comando do ministério.
Ao agradecer a herança que recebe e a missão de consolidar a retomada do planejamento iniciada nos últimos oito anos, Miriam Belchior destacou que, a pedido da Presidenta Dilma Rousseff, o ministério passará agora a atuar de maneira mais pró-ativa no aprimoramento da coordenação das políticas intersetoriais, em conjunto com a Casa Civil.
“Os esforços feitos nos últimos anos na coordenação dessas tarefas deram resultados muito positivos, como o Bolsa Família, os Territórios da Cidadania e o PAC, o que recomenda dedicação ainda maior nessa direção”, disse.
E completou, em seguida, com a definição do que espera venha a ocorrer nos próximos quatro anos:
“Minha meta é que o Ministério do Planejamento, além de suas atribuições institucionais, inove incorporando um novo papel: o de facilitador das ações governamentais, enfrentando, com os demais ministérios, os principais gargalos institucionais da administração pública federal”.
Além dessas definições, a ministra Miriam Belchior enumerou no discurso, ponto a ponto, o projeto que espera implantar durante sua gestão. A seguir transcrevemos os principais conceitos integrantes do discurso da nova ministra:
PRIORIDADES
“Os recursos, sempre insuficientes frente às necessidades do país, deverão ser canalizados para as prioridades da Presidenta Dilma Rousseff: a erradicação da miséria com criação de oportunidades para todos, a educação e saúde de qualidade, a melhoria da segurança pública, o combate incansável às drogas e os investimentos em infraestrutura necessários ao crescimento do país.”
MAIS COM MENOS
“Acredito que os gastos de custeio não podem ser simplesmente satanizados. Não abriremos mão de prestar serviços públicos à população, pois assim determina a nossa Constituição. Tenho a convicção, no entanto, de que isso pode ser feito com maior eficiência. (...) É possível fazermos mais com menos. Podemos prestar serviços à sociedade com maior qualidade e maior rapidez. O Ministério do Planejamento estará na linha de frente dessa tarefa e precisará contar com o engajamento de todos outros ministérios.”
AÇÕES DE GESTÃO
“Minha intenção também é que o Ministério seja reconhecido pelas ações de gestão que ele carrega no nome. Dessa forma, SEGES, SRH, SLTI, DEST e ENAP deverão atuar de maneira integrada para desenvolver e apoiar diferentes  iniciativas de melhoria de gestão em toda Esplanada, de forma que a administração pública federal ganhe maior eficiência, seja focada em resultados e voltada aos cidadãos, a exemplo do que o governo Lula fez com a eliminação das filas do INSS e a unificação da Receita Federal com disponibilização de serviços na Internet.”
POLÍTICAS FINALÍSTICAS
“Terão prioridade os processos de melhoria do atendimento ao cidadão e os processos estruturantes dos ministérios que, se reconstruídos, poderão garantir condições mais adequadas à operacionalização das suas políticas finalísticas.
O uso das tecnologias de informação será fundamental para alcançar esses objetivos. Essa é uma tarefa complexa, pois depende de um conjunto grande de ações e precisará contar com a adesão de toda a equipe de governo”.
SERVIDORES
“Continuaremos valorizando os servidores públicos federais, de forma responsável e dentro dos nossos limites fiscais, pois eles são essenciais para que as prioridades da Presidenta Dilma sejam alcançadas.”
CONTINUIDADE
“Aperfeiçoaremos os processos de análise e tramitação de solicitações de financiamento externo e de gestão do patrimônio da União, garantindo inclusão sócio-territorial, ampliando sua utilização para as políticas sociais e urbanas. O IBGE deverá aprofundar a sintonia entre sua ação e as necessidades dos ministérios, subsidiando de maneira mais efetiva a formulação e avaliação das políticas públicas.”
NOVOS PROGRAMAS
“Trago comigo, para as funções do Ministério do Planejamento, o monitoramento do Programa de Aceleração do Crescimento e do Minha Casa, Minha Vida,  iniciativas exitosas, que garantiram o aumento do investimento publico no País. Nosso desafio aqui será aperfeiçoar ainda mais o monitoramento dessas ações e  garantir melhores condições para sua execução por parte dos órgãos federais, estaduais e municipais e do setor privado.”
MULHERES NO PODER
“Alem de toda responsabilidade que assumo hoje, tenho uma outra missão
a cumprir, juntamente com a nossa Presidenta e todas as outras Ministras: demonstrar que as mulheres podem dividir com os homens a condução do nosso País.”

Rubens Bias

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos